22 setembro 2010

Como NÃO conseguir um emprego

Este texto é destinado a todos os mangelas que simplesmente se recusam a trabalhar.

1° Passo – Não procure um emprego.

Pergunte a si mesmo se arranjar um emprego é realmente necessário, se a resposta for SIM (razões económicas ou a tua mãe/pai não para de te lixar a cabeça); se a resposta for NÃO podes parar de ler este texto agora, mas se por acaso quiseres estar preparado para o futuro continua a ler, não há nenhum problema em adquirir mais conhecimento.

2° Passo – A Procura

Neste passo abordarei a procura de um emprego. Caso a tua mãe/pai queira que trabalhes não os deixem procurar por ti, pois com certeza eles vão encontrar. Procura tu, assim poderás encontrar defeitos em algumas vagas, por exemplo: se o lugar é longe, o salário é incompatível com os teus anseios profissionais e etc. Lembra-te: que os defeitos estão nos olhos de quem vê.

3° Passo – Curriculum Vitae (Ou simplesmente Currículo)

Foto para currículo

Um bom currículo pode abrir-te portas e um péssimo currículo pode fechar-te todas elas. O currículo serve para o candidato descrever os seus dados pessoais e as suas experiências profissionais. Sendo assim podemos dizer que ele será a base para a primeira impressão sobre ti.
Existem duas maneiras de se fazer um curriculum: manuscrito e digitado (já que o texto é para não conseguir um emprego escreverei apenas as desvantagens).

Manuscrito: escrever errado (isso definitivamente vai tirar-te vários pontos de candidato). Usar corrector para esconder os erros ao invés de começar de novo (isso mostrará que tu és preguiçoso e desleixado – PARABÉNS). Letra feia, és o tipo de pessoa que escreve com o pé esquerdo? No mínimo o entrevistador não entenderá nada que está escrito.

Digitado: na minha opinião, a maior desvantagem do currículo digitado é que ele é muito frio e impessoal, para mudar um pouco essa impressão coloca uma foto tua, se for uma numa festa todo bêbado melhor ainda. Digitar errado no Word e não corrigir.

Obs. Se o teu curriculum se encaixa nesse perfil não deixes a tua mãe/pai vê-lo, com certeza eles irão querer que o corrijas.

4° Passo – Contacto Com o Entrevistador

Chegou a hora de marcar a entrevista (se a empresa estiver desesperada ou tu não seguiste correctamente os passos anteriores). Uma secretária ligará para ti querendo marcar uma entrevista. Para despistar logo de cara diz que estás ocupado no momento, provavelmente não te irão ligar de novo, mas se ligarem ou se tu não usas-te a desculpa, aí vão algumas dicas: não estejas preparado para anotar o endereço (esconda todo o papel e canetas de tua casa), horário e com quem irás falar, definitivamente vais-te esquecer, mais fácil se não anotares (Óbvio).

5° Passo – Que roupa usar na Entrevista

Dica de como se vestir para uma entrevista

Marcas-te a entrevista e resolves aparecer, mas que roupa usar para não conseguir um emprego!? Muito simples totalmente ao contrário de quando és convidado para uma festa.Vamos lá… Usa roupas amarrotadas, usa boné ou vai com o cabelo todo despenteado como quando acabas de acordar, usa chinelos de dedo, usa bermudas, usa uma camisola dum clube (Benfica e Sporting são as mais indicadas), não faças a barba (se tu fores mulher e tiveres barba também não a faças). É mais ou menos isso, o importante é se os teus pais souberem que tu tens uma entrevista, não os deixes verem sair de casa assim, pois eles vão mandar-te trocar e ficar todo no estilo betinho, pais adoram filhos com cara de betinhos.

6° Passo – Chegar Atrasado para a entrevista

Não havia hipótese, tu vais aparecer na entrevista, uma coisa muito importante é chegar atrasado isso provavelmente arruinará as tuas chances, mas não chegues 5 minutos atrasado. Para teres a certeza que vai dar errado chega no mínimo 15 minutos atrasado e não dês desculpas como o trânsito ou perdes-te o autocarro, se fores dar uma desculpa diz que odeias acordar cedo ou simplesmente não dês desculpa. Muito provavelmente serás entrevistado apenas por ter ido até lá e logo que saíres o entrevistador deita o teu currículo ao lixo.

7° Passo – Apresentação

Provavelmente o entrevistador vai pedir para tu fazeres uma rápida apresentação e falar um pouco sobre a ti. Nesse momento eu recomendo usar muita gíria, palavrões, falar errado (como se estivesses Hip-Hop). Há a possibilidade de te perguntarem alguns dos teus defeitos e qualidades, um momento alegre um momento triste, conquistas e algumas perguntas pessoais e outras coisas que não estamos nem um pouco afim de responder… Porém como “não” temos escolha, responde ás qualidades: sou muito calmo e gosto de pensar muito antes de fazer algo (é como dizer que és vagabundo, mas de uma maneira eufemista) para defeitos usa a preguiça, odeias acordar cedo, não és bom em trabalhar em grupo. O resto fica por tua conta.

8° Passo – Texto sobre ti

Ás vezes os entrevistadores, pedem para os candidatos escreverem um texto sobre quais são seus sonhos, suas expectativas sobre o futuro e etc… (o passo 8 é basicamente igual ao passo 7, só que ao invés de falar, tu vais escrever) . Mais uma vez ficam as dicas do currículo manuscrito (ver passo 3). Como dica neste passo,aconselha-se a escrever que o teu sonho é ganhar o Euromilhões para nunca precisares de trabalhar (Use a tua criatividade).

9° Passo – Dinâmica

Na maioria dos processos selectivos onde tem muitos candidatos para poucas vagas, os entrevistadores fazem isso para economizar tempo vendo mais facilmente quem sabe trabalhar em equipa, sabe falar bem em público e está realmente interessado em trabalhar (ao contrário de ti). Numa dinâmica eles poderão montar grupos escolhidos ao acaso para fazer tipo uma gincana ou responder questionários, coisas inúteis e que basicamente é sempre a mesma coisa. Sê apático na altura de fazer as “tarefas”, não faças nada, não dês opinião, mostra desinteresse e mais alguns defeitos de quem não sabe trabalhar em grupo e está ali simplesmente por estar.

10° Passo – Não Aceites o Emprego

Chegamos ao fim desta empreitada, caso tenhas seguido correctamente os passos, o resultado será “negativo”, mas como já dizia a música do Titãs “Há sempre a pequena chance do impossível rolar” (Sua Impossível Chance escrita por Nando Reis, pelo menos é o que diz a Internet), a empresa pode estar desesperada ou tu fizes-te tudo “certo” e te ofereceram a vaga, se por acaso achares que vale a pena aceitar o emprego e mudar de vida, aceita. Caso queiras continuar mangela simplesmente descarta o emprego e sê feliz.

Sem comentários: